quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Guia de Gramado: bom, bonito e barato

Sempre ouvi falar que Gramado era bom e bonito, mas barato realmente nunca foi algo que me disseram. Voltando de uma ótima viagem àquelas lindas bandas, vou dedicar esse espaço a mostrar que essa cidade também pode ser barata – se quiser.

Sendo assim, vou dividir esse post em alguns sub-assuntos para que cada tópico faça sentido.

A VIAGEM DE VITÓRIA A GRAMADO Começando o processo de tornar essa viagem barata é preciso de um período de pesquisa. Com eu já sabia o período das minhas férias, comecei a procurar as promoções de passagens aéreas. Nessa procura encontrei uma promoção da Gol com passagens para Porto Alegre a R$ 99,00. A partir desse momento busquei por algumas promoções de hotéis próximos a essa cidade.

Encontrei um site de compra coletivas de hotel (WWW.hotelurbano.com.br). Esse site é super completo e tem hospedagens em todo o país. Na busca localizei um hotel em Gramado com 60% de desconto. Foram 4 diárias por R$ 580,00.

Somando as passagens com a hospedagem a viagem saiu por R$ 1.000,00 para duas pessoas para 4 dias em Gramado. Comparado ao que eu havia orçado antes para uma viagem com o meu marido esse valor foi quase de graça.

Eu e minha mãe decidimos fazer uma viagem bem “mochileiro”, gastando pouco dinheiro. Dessa forma, buscamos as melhores maneiras de viajar. Descobrimos uma empresa de ônibus intermunicipal no Rio Grande do Sul que tem uma linha que sai da rodoviária de Porto Alegre para Gramado, passando pelo aeroporto. Nesse “translado” nós pagamos R$ 26,00 de passagem por pessoa (os translados oferecidos pelas empresas de transporte não saem por menos de R$ 80,00).

ONDE FICAR Em Gramado é possível fazer tudo a pé, então não há necessidade de ficar exatamente no centro. Nós ficamos na pousada Jardim Secreto, que fica próxima da BR e que também está bem pertinho da rodoviária. Diga-se de passagem, ficar perto da rodoviária é a melhor opção em Gramado, pois de lá saem os ônibus para todos os outros municípios legais de se visitar e de lá é possível ter acesso a pé a todos os pontos turísticos da cidade com, no máximo, 10 minutos.

O QUE CONHECER
1) GRAMADO:
a cidade de Gramado já é linda por si só, então vale muito a pena fazer um grande passeio a pé pela cidade. Leve um sapato bem confortável, pois apesar de parecer pequena, a cidade é bem grande e tem muitas ruas lindas para se ver. Podem andar tranqüilos, pois a cidade é muito segura e a gente não se sente ameaçado em nenhum lugar.

2) MINI MUNDO: esse passeio é lindo. Conta com várias miniaturas de grandes construções, a sua maioria na Alemanha, e vale passar por lá. Escolha um dia que esteja ensolarado ou pelo menos sem chuva, pois o lugar é a céu aberto. A entrada custa R$ 14,00 por pessoa. Crianças pagam meia entrada.

3) MUNDO ENCANTADO: fica na saidinha de Gramado para Canela e são quatro painéis montados com miniaturas que contam a história da colonização da cidade. Eu achei um passeio caro pelo que oferece, R$ 14,00 por pessoa, e é bem mais voltados para crianças.

4) CANELA: a cidadezinha de Canela é linda também. Fica a 7 km de Gramado e dá para ir de uma cidade a outra de ônibus de linha – que custa R$ 1,90 por trecho. Esse ônibus sai a cada 10 minutos da Rodoviária de Gramado e para na Rodoviária de Canela (que é bem no centro). Aproveite para andar bastante por lá e conhecer bem o lugar.

5) LOJAS E MAIS LOJAS: entre as cidades de Canela e Gramado existe um trecho só de lojas ótimas. São várias outlets de sapato em preços ótimos. Também tem a fábrica de chocolate, o museu do automóvel, o museu de cera e o mundo a vapor. Esses passeios eu não fiz, mas foram bem recomendados. Pegue o ônibus em Gramado, desça nesse trecho e ande um pouco a pé para olhar tudo. Ao terminar as lojas, pegue o ônibus novamente, pois não vale a pena andar até Canela.

6) JARDINEIRA: esse foi o melhor passeio que fizemos. A jardineira sai do centro de Gramado diariamente em 4 horários e faz um tour de duas horas pela cidade. Custa R$ 12,00 por pessoa e é um ótimo investimento. Faça esse passeio logo no primeiro dia de viagem, pois assim você conhece a cidade de uma só vez e saberá melhor como se localizar por lá.

7) LAGO NEGRO: você vai conhecer essa atração no passeio da Jardineira, mas sinceramente vale a pena ir lá com mais tempo para poder circular o lago e andar de pedalinho. O ideal é ir em um dia ensolarado, pois lá é bem fechado por árvores que vieram da Floresta Negra da Alemanha, portanto é bem frio.

8) OUTROS PASSEIOS: vários outros passeios foram indicados a nós, porém nem todos nos interessaram. Como estávamos avaliando preços, o melhor “translado” que encontramos foi com a empresa que faz o passeio de Jardineira. Eles possuem pacotes para todos os pontos turísticos por valores bem acessíveis. Vale dar uma olhada antes de fechar com qualquer outra.

ONDE COMER Onde comer é o que torna a viagem a Gramado extremamente cara. Como diria a minha mãe, se você quer gastar dinheiro o que não falta são opções. Entretanto, o nosso objetivo era gastar pouco, portanto vamos aos bons lugares para tal.

1) PASTELEIRO: é uma pastelaria ao lado da catedral da cidade (rua lateral). Eles possuem várias opções de pasteis deliciosos pelos preços normais.

2) PADARIA: a padaria também oferece ótimas opções. Ela também fica na rua lateral da catedral, um pouco depois do pasteleiro.

3) BEIRUTI: é um restaurante na rua Coberta e oferece o glamour do lugar sem o preço de lá. Os beirutis são ótimos e o caldinho de feijão também vale a refeição.

4) KILO A KILO: é um restaurante a quilo ao lado de onde sai a Jardineira. Também possui um preço justo para uma comida gostosa.

5) RODOVIÁRIA: é onde você vai encontrar o melhor “café puro” da cidade. Do lado da rodoviária os colonos assam pães na hora em forno a lenha, então compre um pão fresco lá e vá tomar um café... combinação perfeita.

ATUALIZADO!!!: a leitora Ralyna deixou um comentário aqui no post também indicando os restaurantes Sabor das Frutas (ao lado do Beiruti na Rua Coberta) e o São Pedro Pães (ao lado da Catedral). Valeu a dica!

De forma geral comemos quase sempre nesses lugares. Existem alguns outros bons restaurantes com valores viáveis por lá, mas estavam sempre fora das nossas rotas de passeio, então ficamos presas nesses.

O forte da cidade são as sequências de fondue. Quase todos os restaurantes oferecem esse prato. Ele é uma opção não muito cara, mas só é válido para quem come bem, pois é muita comida. Os pratos separados são caros e não valem a pena.

Na minha viagem eu quase morri de vontade de comer um fondue de chocolate, porém os preços por esse prato são fora da realidade (média de R$ 65,00). A solução foi encontrada em uma loja de chocolate no centro de Gramado, que fica ao lado da rua Coberta. Eles tem uma cascata de chocolate e várias frutas. Você se serve a vontade e paga por quilo, o que foi perfeito para matar a minha vontade de comer.

Uma informação importante é que todos os restaurantes da cidade possuem translado GRÁTIS, então não precisa se preocupar com taxi para ir de um ponto a outro a noite. As lojas de chocolate mais longe e os cafés coloniais também oferecem, então aproveite esse serviço.

CHOCOLATES Os chocolates são o grande forte de Gramado. Existem lojas espalhadas pela cidade inteira e é impossível não comer muitos itens dessa delícia. Deixo abaixo as lojas que fui e a minha avaliação de qualidade de produto e preços de cada uma delas:

1) LUGANO:
me pareceu o chocolate mais famoso da cidade. Na minha opinião foi o melhor de todos. O sabor é perfeito e o preço é bem justo. A dica é fazer o passeio de Jardineira e depois comprar os chocolates nessa loja, pois no passeio é oferecido um vale que dá direito a 10% de desconto nas compras.

2) FLORYBAL: são as lojas mais bonitas e bem voltadas para crianças (elas enlouquecem lá com tantas esculturas). Achei o chocolate um pouco doce demais e acabei não comprando.

3) CHOCODINO: tem apenas uma loja no centro da cidade e eu achei a melhor opção para a compra de chocolates de lembrancinhas, pois o preço é o melhor de todos para um produto de boa qualidade.

4) DON MORELO: também só possui uma loja. Esse chocolate é vendido também aqui em Vila Velha, então já conhecia o sabor, portanto nem passei na loja.

5) PRAWER: é um ótimo chocolate, porém o preço é sem noção. Foi a loja mais cara que encontrei e o produto não é tão gostoso quanto o da Lugano.

Na dúvida, entre em cada loja e experimente. Todas as lojas te oferecem uma provinha grátis, então decida qual deles você acha melhor. Levar chocolate para todos os conhecidos é inviável, pois ai sim os valores sairiam de um orçamento enxuto, então minha opção foi comprar aqueles disquinhos de chocolate, aquelas pastilhinhas com menta para fazer a distribuição. O valor é ótimo: R$ 15,00 para 42 unidades.

OS CUSTOS FINAIS Com já disse, o objetivo da viagem foi fazer um passeio delicioso gastando pouco dinheiro. Sendo assim, segue um pequeno relatório dos nossos investimentos:

Passagens aéreas (Vitória / Porto Alegre): R$ 499,00
Hospedagem (4 diárias Pousada Jardim Secreto): R$ 580,00
Passagens de ônibus (Porto Alegre / Gramado): R$ 113,00
Passeios pagos: R$ 80,00
Chocolates e lembrancinhas: R$ 70,00
Alimentação: R$ 388,00

TOTAL DA VIAGEM: R$ 1.730,00 – para duas pessoas!!!!!!! 


ATUALIZADO!!!!!!!!!!!
Pessoal, em 2012 eu voltei a Gramado em uma viagem maravilhosa. O roteiro foi bem diferente dessa, uma vez que estive lá com o meu marido e buscamos programas mais românticos.
Montei um novo roteiro adicional, com mais dicas de passeios e lugares para se comer bem e barato em Gramado. Acessem AQUI para ir para esse novo post. 

27 comentários:

  1. Oi Gaby! Adorei seu post já vou anotar as dicas! Estou pensando em ficar nesta pousada Jardim Secreto, ela fica muito distante do centro? Mais ou menos qts minutos?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Milena... Que bom que gostou. Estou nesse momento em Gramado novamente e vou escrever um novo post dessa viagem, então aguarde que trarei novidades. Quanto a pousada, não fiquei na Jardim Secreto porque o valor atual está muito caro. Ela não é muito longe não... Dá uns 10 minutos do centro. Abraços Gaby

      Excluir
  2. Que delicia Gaby! Eu irei em Dezembro em lua de mel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aguarde meu novo post, pois esse roteiro que estou fazendo agora é o Gramado completamente romântico. Você vai amar

      Excluir
    2. Olá Gabi, adorei o suas informações sobre Gramado. Já tomei nota com detalhes. Estou indo no Carnaval. E pretendo fazer uuma viagem boa e não gastar muito... Se puder me passe mais umas dicas. Abraços
      Maria Eliane
      mariaelianemelo@gmail.com

      Excluir
    3. Olá Gabi, não pude ir no carnaval e fui no inicio de outubro. Fiz varias pesquisas, mas o seu blog, sua experiencia foram as mais precisas e seguidas. Obrigada por compartilhar suas experiencias. Que voce seja feliz em sua vida e em suas viagens. Grande Abraço. Maria Eliane - mariaelianemelo@gmail.com

      Excluir
  3. obrigado pelas dicas estou indo passar o dia das mães lá amei suas dicas bjs.

    ResponderExcluir
  4. estou aki agora e vou aproveitar as dicas... obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ola Gaby. Fui a Gramado no inicio de outubro e antes de viajar fiz varias pesquisas. E um dos blogs que mais gostei foi o seu. Segui suas dicas e aprovei todas e já recomendo para os amigos. Obrigada por voce ter compartilhado seus momentos. Parabéns e seja sempre muito feliz em sua vida e suas viagens. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gaby ....ameii o post me ajudou muiiito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luma
      Que bom que gostou. Muito obrigada pela leitura e seja bem vinda sempre aqui no blog.

      Abraços
      Gaby

      Excluir
  7. Oi gaby, estou indo a gramado e preciso de uma dica. como faço pra contratar esse translado grátis dos restaurantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Karol
      É super simples. Basta ligar para o restaurante e informar que você quer o transporte. Eles marcam contigo o horário que você quiser e te pegam na porta do hotel. Quando você pede a conta eles já providenciam o carro para te levar de volta.
      Na recepção do hotel você consegue o telefone de todos os restaurantes. Parece estranho, mas é assim mesmo que funciona. MUITO SIMPLES.
      Qualquer outra dúvida é só me chamar.
      Abraços
      Gaby

      Excluir
  8. Olá gaby, estou indo em janeiro para gramado para comemorar meu aniversário e gostaria de perguntar se você conhece uma agencia que faz passeio acessíveis em gramado. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Andressa
      Muito obrigada por sua visita aqui no blog. Quanto aos passeios, os valores são meio que tabelados e todo mundo trabalha na mesma faixa. Quando fui fiz alguns com a Jardineira (http://www.jardineiradashortensias.com.br/) e gostei muito do serviço deles. Muito organizados e pontuais.

      Indico comprar apenas aqueles passeios mais distantes, pois tudo o que for dentro de Gramado e Canela você consegue fazer de ônibus ou alugando o carro por um dia (que sai bem mais barato). Lembrando que para Nova Petrópolis também dá para ir de ônibus.

      No mais, te desejo uma boa viagem e volte aqui no blog depois para contar se as dicas foram úteis por lá.

      Grande abraço
      Gaby

      Excluir
  9. Oi estou terminando hoje uma estada de 8 dias aqui em gramado. Achei seu post em busca de uma luz pea escolher uma loja de chocolates boa e preço justo dentre tantas opções.
    Quanto aos lugares para comer acrescento o Sabor das Frutas vizinho ao Beirute na rua coberta e o São Pedro pães ao lado da igreja matriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ralyna
      Muito obrigada pelo seu retorno aqui no blog. Vou deixar suas dicas em um atualizado do post para que todo mundo veja.
      Que bom que as dicas aqui foram úteis para a sua viagem.

      Grande abraço
      Gaby

      Excluir
  10. Oi Gaby ,vou a Gramado em outubro e pesquisando cheguei até vc ,todas as dicas que precisava num lugar só show , muito bom mesmo parabéns e obrigada ...voltarei para anotar tudo .
    Abraço..... Valéria.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gaby, estou indo p Gramado em setembro e não quero gastar muito. Vou com meu marido e dois filhos de 5 e 4 anos. Amei as dicas, mas como nunca fui p o Sul, continuo com algumas dúvidas.
    Troquei as passagens em pontos e com certeza vou pegar o ônibus que sai do aeroporto direto p lá.
    Gostaria de sugestões sobre hospedagem, vi que vc ficou em dois hotéis. Andei olhando no hotel urbano, mas fico com medo de ser longe do centro e as crianças não derem contar de andar muito, não conheço os bairros p saber a distancia. Sobre a Jardineira, qual deve ser o passeio do primeiro dia^}
    Vou ficar 5 dias e sei que quero muito ir no Snowland, as crianças querem ver a neve, já até olhei ingressos no Groupon. Mas os outros passeios ainda não sei direito.
    Desde já agradeço
    Abraços
    Fabyola

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabyola
    Mil perdões pela demora em te responder. Esse mês de agosto foi muito corrido para mim e não tive tempo para nada.

    Primeiramente, pode ficar tranquila que é bem fácil fazer uma viagem barata para Gramado. É claro que você terá que priorizar o que quer ver, mas dá para curtir bastante. Recomendo o Mini Mundo, Mundo Encantado e Casa do Papai Noel para as crianças, pois elas irão amar.

    Me mande depois qual hotel você fechou para que eu te diga a distância. Tudo em Gramado é bem perto, então não acredito que você terá problemas.

    Grande abraço
    Gaby

    ResponderExcluir
  13. bem, estivemos em Gramado em julho eu e minha esposa, compramos aereo em promoçao da azul, isso de Curitiba, para vir de Porto Alegre a Gramado contratamos os serviços da agencia Luxus Turismo de Gramado, que nos aguardou e levou tanto para ir como voltar. fizemos os passeios com eles tbm foi otimo, o uva e vinho, Gramado e Canela..., atendimento excelente alem de terem preços bons, a noite fomos comer fondue no Cest mieux eles buscam e levam de volta apos a janta, Gramado é encantador, com certeza voltaremos e ficaremos de novo no hotel encantos do sul, é um sonho.

    ResponderExcluir
  14. Olá vou em Gramado no natal você poderia me dizer como estará o clima nesta época, não sei que roupa levar...
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabi. Amei sei pôster. Olha eu sou de Fortaleza e pretendo ir com meu noivo em outubro a gramado.porem estou com bastante dúvidas. Uma delas é a questão das roupas adequadas para o frio. Aqui são absurdas de caras. Será que compensaria comprar apenas umas duas peças aqui e restante que precisar (durante os 4 dias que permanecemos la) comprar lá? Onde será que encontro mais em conta possível?
    Bjs
    Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  16. Olá Gabi. Amei sei pôster. Olha eu sou de Fortaleza e pretendo ir com meu noivo em outubro a gramado.porem estou com bastante dúvidas. Uma delas é a questão das roupas adequadas para o frio. Aqui são absurdas de caras. Será que compensaria comprar apenas umas duas peças aqui e restante que precisar (durante os 4 dias que permanecemos la) comprar lá? Onde será que encontro mais em conta possível?
    Bjs
    Obrigada 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rafa. Tô mega atrasada com a sua resposta, mas ai vai. Quando estive em Gramado eu tentei comprar roupas de frio lá, mas achei tudo um absurdo de caro. Eu recomendo que você leve algo de Fortaleza mesmo. O único lugar por lá que vale comprar é Nova Petrópolis, portanto se você for visitar essa cidade deixe um dinheirinho para comprar umas malhas legais. Fora isso, leve sua roupa de casa, pois tudo lá é muito caro.
      Mil perdões pela resposta tardia. Espero ainda ter podido ajudar.
      Abraços e boa viagem

      Excluir

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...